sexta-feira, 22 de março de 2013

ALUNOS DE MARATAÍZES COMEMORAM O DIA MUNDIAL DA ÁGUA VISITANDO O PALÁCIO DAS ÁGUIAS E O RIO ITAPEMIRIM




Para comemorar o dia Mundial da água, os alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sebastião de Almeida Ferreira, localizada em Praia dos Cações, bairro de Marataízes, visitaram o Rio Itapemirim e o Palácio das Águias.
O objetivo dessa aula de campo foi de salientar a importância do Rio Itapemirim em seus vários aspectos e relacionar a formação da comunidade de Marataízes com o Rio, interligando os aspectos históricos com o Palácio das Águias.
Podemos aprender que a água do Rio não é utilizada apenas para nossa hidratação, produção de alimentos, higiene e habitat de espécies aquáticas. Dentre outras importâncias, o Rio também serve como meio de transporte e ainda como fator essencial para o processo de desenvolvimento de comunidades.
Essa atividade faz parte do projeto ECOAR (Escola, Comunidade, Ambiente e Responsabilidade) desenvolvido pelo IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)  e aplicado por municípios participantes. Marataízes, com suas ações ambientais tem se destacado em âmbito Estadual.
A iniciativa desse evento foi do educador ambiental, coordenador do projeto ECOAR na Escola de Praia dos Cações, Clóves Vicente Lins. Nessa aula, houve a participação do coordenador Cláudio Campos Silva e a professora de matemática Alessandra de Oliveira. E o apoio da diretora Márcia Cristina Ribeiro de Souza Lyrio, da pedagoga Poliana Serafim Ribeiro e da professora de Ciências Bruna Maria Viana Leal. Em dias anteriores, os alunos tiveram uma palestra sobre a água, com o tema “Vamos preservar a nossa Água”, e essa ação será finalizada com um relatório direcionado produzido pelos alunos.
Os alunos observaram a beleza do Rio Itapemirim e também os impactos antrópicos no Rio e envolta dele. No Palácio das Águias fomos recebidos por uma equipe altamente capacitada para receber os alunos. Aos quais foram apresentados 2 vídeos que demonstra a importância do Rio Itapemirim e seus aspectos históricos com a comunidade, foi relatado sobre a história do Palácio das Águias e sua importância atual e histórica. Os alunos também puderam conhecer um pouco do acervo da Biblioteca Municipal que atualmente é localizada no Palácio das Águias.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário